Blog

Como o Eneagrama potencializa o processo terapêutico

Como o Eneagrama potencializa o processo terapêutico

Tenho formação em Psicologia e desde a graduação me dediquei a desenvolver pessoas através da Terapia Cognitivo Comportamental, uma linha teórica que acredita que desde a infância vamos desenvolvendo esquemas mentais compostos por crenças, pensamentos e sentimentos a respeito de si, dos outros e do mundo e funcionam como filtros que usamos para interpretar os estímulos recebidos e a partir da nossa interpretação reagimos a estes. Ultimamente venho investindo mais tempo e energia para compreender o ser humano à luz de um conhecimento chamado Eneagrama.

O Eneagrama explica sobre padrões de funcionamento de diferentes tipos de personalidades, como cada um deles enxerga a si mesmo, aos outros, o mundo, quais mecanismos usam para manter vivas estas crenças, quais os sentimentos que dominam a pessoa, seus mecanismos de sabotagem e por aí vai.

Ou seja, a partir do relato do cliente são levantadas hipóteses sobre o tipo de personalidade dele e através do questionamento socrático realizo a confirmação em um desses estilos com a pessoa.

Ao levantar a hipótese sobre o tipo de personalidade com o cliente e ir validando seu padrão de funcionamento aceleramos o processo de autoconhecimento. Comparo isto com a montagem de um quebra cabeça, se antes tínhamos que unir peça por peça, agora passamos e descobrir que junto com uma determinada peça, sempre vem acompanhada de outras específicas e que estas não podem fazer parte de outra peça. Desta forma, o processo é alavancado pois apresenta o padrão de funcionamento completo de acordo com a personalidade da pessoa.

Este processo de tomada de consciência sobre os pontos de melhoria e armadilhas da personalidade geram grandes insights ao cliente. O primeiro passo para a mudança é consciência, a partir daí existem inúmeras possibilidades.