Existe um livro com o título “Falo ou não falo?” e nele são abordadas várias situações em que podemos nos perguntar: falo sobre isto com a pessoa ou deixo quieto? Com certeza todos nós já passamos por situações assim, na vida pessoal, no trabalho, com pessoas próximas ou nem tanto. Cada um de nós utiliza as próprias crenças (que nem sempre são verdadeiras) para avaliar se vale à pena dar o feedback ou não. Lembrando que feedback significa retroalimentar ou simplesmente, dar um retorno ao agente da ação.
Quando digo ao outro sobre o impacto da ação dele, estou lhe dando a oportunidade de corrigir algo ou ainda, a oportunidade de acertar mais vezes. Não é ótimo?! Por que então este medo de falar? “Ah, mas e se o outro não gostar? E se ficar chateado?” Avaliemos o seguinte: e se você não disser e ele continuar fazendo o que não deve? E se você não disser à esta pessoa, mas acabar falando para o colega, pelos corredores, para o chefe, para todos menos o sujeito? Não será pior?
Tenho minha teoria de que isto é algo cultural, explico: desde criança somos ensinados a não “falar mal” do outro (mesmo que seja para ele mesmo), mas falamos tranquilamente para terceiros. E assim, crescemos sem dar feedback e sem receber. E depois de adultos quando isto acontece, não sabemos o que fazer com a informação. Não sei se devo falar. Não sei o que fazer com aquilo quando recebo. Ao invés de agradecer pela oportunidade de melhoria, ruminamos o conteúdo recebido e poucos têm ação (e mudança) sobre a informação.
O que deve acontecer é um trabalho de mudança de crença em duas vias: educar para falar e educar para ouvir e buscar melhoria. Afinal, quando bem feito feedback é bom, tanto para quem faz quanto para quem recebe. E bem feito significa ser com objetivo, honesto, com palavras adequadas e ausência de julgamento.
- Dica para quando você receber feedback: reflita. Caso não concorde, peça uma segunda opinião (e prepare-se, pode ser que receba um segundo feedback!).
- Dica para quem deve realizar um feedback: prepare-se. Ainda assim está com receio de como o outro irá receber? Cuidado, o problema pode estar em suas próprias crenças à respeito de feedback…